Dr. Antônio Rahal - Médico radiologista especializado em tireoide

5 de dezembro de 2022

Qual médico trata nódulo na tireoide?

Qual médico trata nódulo na tireoide

O médico que trata o nódulo na tireoide é o radiologista intervencionista, cirurgião de cabeça e pescoço e o endocrinologista. O radiologista intervencionista trata obstruções vasculares, sangramentos, tumores de diversos órgãos como na tireoide, através de ablações, angioplastias e embolizações. Também realiza procedimentos diagnósticos por ultrassons e biópsias guiadas por imagem.

Os nódulos da tireoide são pequenas protuberâncias constituídas por uma massa que geralmente benignas, que aparecem no pescoço e não são motivo de preocupação ou tratamento invasivos.


A maioria dos nódulos da tireoide não causa sintomas e é reconhecida apenas pelo tato, devido ao crescimento e aparecimento de um pequeno caroço no pescoço. No entanto, em alguns casos, os nódulos da tireoide podem causar os seguintes sintomas:



  • Dor de garganta;
  • Inchaço do pescoço;
  • Dificuldade para respirar ou engolir;
  • Perda de peso sem motivo aparente;
  • Tremores e nervosismo;
  • Rouquidão ou perda da voz.


Ao notar esses sintomas, recomenda-se procurar um médico especializado para avaliar o caso com precisão por meio de exames, para que tratamentos eficazes sejam indicados.

Como é feito o diagnóstico de nódulo na tireoide?

diagnóstico de nódulo na tireoide

O diagnóstico de nódulo de tireoide é feito por pelo médico em um exame físico por palpação do pescoço. Uma vez identificados, são solicitados exames laboratoriais, como TSH, T3, T4, anti-TPO e calcitonina, e exames de imagem pelo radiologista intervencionista, como ultrassonografia e cintilografia de tireoide.


Dependendo dos resultados dos exames solicitados, o médico pode solicitar uma biópsia, neste caso é feito uma aspiração por agulha fina (PAAF), na qual uma pequena amostra do nódulo é retirada e enviada a um laboratório para análise e confirmação como benigno ou maligno.

Quais os tratamentos para nódulo na tireoide?

tratamentos para nódulo na tireoide

Os tratamentos para nódulos na tireoide são ablação da tireoide, cirurgia de excisão e terapia com iodo radioativo.

Ablação da tireoide

A ablação da tireoide é um procedimento minimamente invasivo que preserva o tecido glandular e produz hormônios. Dessa forma, podem ser evitadas cicatrizes cirúrgicas e o uso de medicamentos para regular a função da tireoide. O procedimento funciona com uma agulha aquecida que necrosa o nódulo.

Cirurgia

A cirurgia da tireoide geralmente é reservada para nódulos suspeitos ou malignos, mas também para nódulos benignos de tamanho que interferem na respiração ou causam dor e dificuldade para engolir. O procedimento é feito sob uma incisão onde o nódulo e a glândula (se necessário) são removidos.

Terapia com iodo radioativo

A terapia com iodo-131 é administrada por via oral, cápsula ou líquido. Assim, além da radiação beta, ela também pode emitir raios gama para o corpo, semelhantes aos usados ​​em raios-X e cintilografia. A dose administrada deve ser determinada pelo médico com base nos estudos de imagem do paciente.


Este procedimento é frequentemente usado para eliminar as células malignas que podem permanecer após a remoção do nódulo ou para impedi-las de produzir hormônios.

Médico para tratar nódulo na tireoide

O médico para tratar nódulo na tireoide em São Paulo e região é o Dr. Antônio Rahal, radiologista intervencionista. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento.

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Nódulo benigno na tireoide: Posso tratar com RFA em São Paulo
Por Dr. Antônio Rahal 3 de fevereiro de 2026
Sim, um nódulo benigno na tireoide pode ser tratado com RFA em São Paulo quando a benignidade está bem confirmada e o nódulo causa sintomas, cresce com o tempo ou gera incômodo estético.
Ablação de tireoide para idosos em São Paulo: É seguro fazer?
Por Dr. Antônio Rahal 3 de fevereiro de 2026
A ablação de tireoide para idosos em São Paulo pode ser segura quando bem indicada e planejada, com avaliação clínica completa, confirmação do tipo de nódulo e realização por equipe experiente em procedimentos guiados por imagem.
Ablação de tireoide por RFA em São Paulo: Quando é indicada?
Por Dr. Antônio Rahal 3 de fevereiro de 2026
A ablação de tireoide por RFA em São Paulo é indicada principalmente para tratar nódulos benignos que causam sintomas, crescem com o tempo ou geram incômodo estético, quando há confirmação diagnóstica e avaliação adequada.
Ablação de tireoide em SP: Clínicas confiáveis e como escolher o médico certo
Por Dr. Antônio Rahal 2 de janeiro de 2026
Para fazer ablação de tireoide em SP com segurança, é essencial escolher clínicas confiáveis, com estrutura adequada e médico experiente em procedimentos minimamente invasivos.
Ablação de nódulo tireoidiano benigno em SP: Quando vale a pena evitar cirurgia?
Por Dr. Antônio Rahal 2 de janeiro de 2026
A ablação de nódulo tireoidiano benigno em São Paulo vale a pena quando o nódulo causa sintomas ou incômodo estético e o paciente deseja evitar cirurgia, cicatriz e retirada da tireoide.
Nódulo benigno na tireoide posso tratar com RFA em São Paulo
Por Dr. Antônio Rahal 12 de dezembro de 2025
Sim, o nódulo benigno na tireoide pode ser tratado com RFA em São Paulo quando há sintomas, crescimento progressivo ou incômodo estético, desde que a benignidade esteja confirmada.
Quanto custa a ablação de tireoide por radiofrequência em São Paulo?
Por Dr. Antônio Rahal 1 de dezembro de 2025
O custo da ablação de tireoide por radiofrequência em São Paulo varia conforme o nódulo, exames e infraestrutura, sendo importante buscar avaliação personalizada.
Tratamento para nódulo na tireoide em São Paulo que não deixa cicatriz
Por Dr. Antônio Rahal 1 de dezembro de 2025
A ablação por radiofrequência é o tratamento para nódulo na tireoide em São Paulo que não deixa cicatriz, pois é minimamente invasivo, feito com anestesia local e sem necessidade de corte cirúrgico.
Recuperação após ablação de tireoide por radiofrequência: o que esperar?
Por Dr. Antônio Rahal 1 de dezembro de 2025
A recuperação após ablação de tireoide por radiofrequência é rápida, com pouco desconforto e retorno às atividades em pouco tempo, seguindo orientação do especialista.
A ablação de tireoide por radiofrequência elimina a necessidade de reposição hormonal
Por Dr. Antônio Rahal 7 de novembro de 2025
Sim, e grande parte dos casos, a ablação de tireoide por radiofrequência elimina a necessidade de reposição hormonal, pois o procedimento preserva a glândula e mantém sua função normal. Apenas raramente, em situações específicas, pode haver alteração discreta nos níveis hormonais.