Dr. Antônio Rahal - Médico radiologista especializado em tireoide

14 de novembro de 2022

Quais os riscos da ablação de tireoide?

riscos da ablação de tireoide

A ablação de tireoide apresenta riscos mínimos ao paciente, isso porque o procedimento não é invasivo (como uma cirurgia). Nos 3 primeiros dias após a ablação o paciente pode sentir desconforto na região que foi realizada o procedimento, assim como marcas, devido a manipulação local.

A ablação da tireoide é realizada com uma agulha específica que é introduzida no local e monitorada em tempo real por equipamentos de ultrassom. Por ser delicada e ter ponta curta, a agulha ajuda a melhorar a precisão do tratamento, que consiste em usar o calor gerado por ela para necrotizar o nódulo da tireoide até atingir o tamanho ideal para ser absorvido pelo organismo. 


O procedimento é realizado sob anestesia local, e o paciente recebe alta logo após, sem internação. Esta é uma tecnologia médica relativamente nova que fornece soluções aos pacientes de maneira não invasiva.

Qual o médico para ablação de tireoide?

médico para ablação de tireoide

O médico para ablação de tireoide é o radiologista intervencionista e o cirurgião de cabeça e pescoço. A radiologia intervencionista é uma especialidade médica que utiliza equipamentos normalmente utilizados para diagnóstico por imagem para realizar procedimentos de tratamento. 


Os radiologistas intervencionistas tratam vasos sanguíneos bloqueados, sangramento, tumores do fígado, rins e outros órgãos com angioplastia, embolização e ablação. Procedimentos diagnósticos, como biópsias guiadas por imagem, também são realizados, utilizando apenas agulhas com técnicas minimamente invasivas.


A intervenção cirúrgica geralmente é realizada por via percutânea ou intravascular. Assim, um médico com esta especialidade pode introduzir materiais cirúrgicos como cateteres e orientá-los pelos vasos sanguíneos até os órgãos necessários para um determinado tratamento.

Quando é necessário realizar a ablação de tireoide?

Quando é necessário realizar a ablação de tireoide

É necessária realizar a ablação da tireóide em caso onde o nódulo é grande e desconfortável, ou quando causa sintomas como:



  • Protuberância do pescoço;
  • Dificuldade para engolir;
  • Sintomas de compressão;
  • Tosse com frequência.


É importante observar que, na maioria dos casos, os nódulos benignos não causam nenhum problema, por isso, realizar consultas médicas de rotina é tão importante, é em consultas que o diagnóstico pode ser alcançado.

Especialista em ablação de tireoide em SP

O médico especialista em ablação de tireoide em SP é o Dr. Antônio Rahal, médico radiologista intervencionista. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento.

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Quanto custa a ablação de tireoide por radiofrequência em São Paulo?
Por Dr. Antônio Rahal 1 de dezembro de 2025
O custo da ablação de tireoide por radiofrequência em São Paulo varia conforme o nódulo, exames e infraestrutura, sendo importante buscar avaliação personalizada.
Tratamento para nódulo na tireoide em São Paulo que não deixa cicatriz
Por Dr. Antônio Rahal 1 de dezembro de 2025
A ablação por radiofrequência é o tratamento para nódulo na tireoide em São Paulo que não deixa cicatriz, pois é minimamente invasivo, feito com anestesia local e sem necessidade de corte cirúrgico.
Recuperação após ablação de tireoide por radiofrequência: o que esperar?
Por Dr. Antônio Rahal 1 de dezembro de 2025
A recuperação após ablação de tireoide por radiofrequência é rápida, com pouco desconforto e retorno às atividades em pouco tempo, seguindo orientação do especialista.
A ablação de tireoide por radiofrequência elimina a necessidade de reposição hormonal
Por Dr. Antônio Rahal 7 de novembro de 2025
Sim, e grande parte dos casos, a ablação de tireoide por radiofrequência elimina a necessidade de reposição hormonal, pois o procedimento preserva a glândula e mantém sua função normal. Apenas raramente, em situações específicas, pode haver alteração discreta nos níveis hormonais.
Tratamento para nódulo na tireoide por radiofrequência em São Paulo
Por Dr. Antônio Rahal 7 de novembro de 2025
O tratamento para nódulo na tireoide por radiofrequência em São Paulo é uma opção moderna e minimamente invasiva que reduz o tamanho do nódulo sem necessidade de cirurgia. O procedimento é seguro, eficaz e preserva a função da glândula tireoidiana.
Tratamento para nódulo tireoidiano benigno sem cirurgia em São Paulo
Por Dr. Antônio Rahal 7 de novembro de 2025
O principal tratamento para nódulo tireoidiano benigno sem cirurgia é a ablação por radiofrequência, uma técnica moderna e minimamente invasiva disponível em São Paulo, que reduz o tamanho do nódulo sem necessidade de cortes ou internação hospitalar.
Ablação de tireoide por radiofrequência pode ser feita em casos suspeitos de malignidade?
Por Dr. Antônio Rahal 27 de outubro de 2025
A ablação de tireoide por radiofrequência só deve ser feita em nódulos benignos, após confirmação por punção aspirativa e avaliação médica especializada, indicando o tratamento.
Ablação de tireoide por radiofrequência em SP pode causar hipertireoidismo
Por Dr. Antônio Rahal 27 de outubro de 2025
A ablação de tireoide por radiofrequência em SP não causa hipertireoidismo quando é feita de forma correta por um especialista experiente como o Dr. Antônio Rahal.
Quanto tempo depois posso fazer nova ablação de tireoide por radiofrequência se o nódulo não reduzir
Por Dr. Antônio Rahal 27 de outubro de 2025
A nova ablação de tireoide pode ser feita após cerca de 6 meses, conforme a cicatrização do tecido e a avaliação médica dos resultados do primeiro procedimento.
Por que a biópsia é indispensável antes da ablação de tireoide
Por Dr. Antônio Rahal 29 de setembro de 2025
Sim, é necessário realizar biópsia antes da ablação de tireoide por radiofrequência. O exame garante que o nódulo é benigno, confirmando a segurança do procedimento e evitando riscos desnecessários ao paciente.