Dr. Antônio Rahal - Médico radiologista especializado em tireoide

14 de novembro de 2022

Quanto custa uma ablação de tireoide por radiofrequência?

Quanto custa uma ablação de tireoide

O custo de uma ablação de tireoide por radiofrequência varia de acordo com o profissional, região e ambiente de realização escolhido. O procedimento é simples, mas deve ser realizado por um profissional habilitado no Brasil para realizar a técnica, com segurança e tranquilidade.

A ablação da tireoide por radiofrequência é uma técnica minimamente invasiva na qual os médicos usam eletrodos semelhantes a agulhas guiados por imagens de ultrassom para alcançar os nódulos da tireoide na área-alvo para tratá-lo  por meio da radiofrequência.


A frequência de rádio cria uma onda de calor controlada que atinge apenas o nódulo da tireoide, preservando os tecidos próximos. A ablação resulta no que chamamos de "necrose coagulativa", um nódulo diminui gradativamente de tamanho, até que possa ser absorvido pelo organismo.O procedimento é capaz de reduzir o volume do nódulo em 90% em 12 meses.


O procedimento evita cirurgias agressivas, não deixa cicatrizes e ainda permite que o paciente volte à vida normal cerca de 48 horas após a ablação.

Para quem é recomendada a ablação de tireoide?

Para quem é recomendada a ablação de tireoide

A ablação da tireoide é recomendada para pacientes com nódulos benignos. Em casos de nódulos malignos com até 1cm o paciente pode ser avaliado e a ablação indicada. No entanto, alguns fatores específicos indicam a recomendação da realização, como:



  • Nódulo benignos que afetam a estética do paciente;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dificuldade para engolir;
  • Tosse.


É importante ressaltar que, mesmo com os problemas citados, é imprescindível a marcação de uma consulta com um especialista para garantir a necessidade de realização do procedimento.

Quais são as vantagens da ablação da tireoide?

vantagens da ablação da tireoide

As principais vantagens da ablação de tireoide estão relacionadas a forma como o procedimento é realizado, sendo os principais:



  • A anestesia é apenas local;
  • Minimamente invasivo (não havendo necessidade de cortes);
  • Curto tempo de recuperação;
  • Altas taxas de sucesso;
  • não há necessidade de tomar hormônios, devido a preservação da glândula;
  • Retorno às atividades diárias dentro de 1 a 3 dias.

Quais os cuidados após a ablação de tireoide?

cuidados após a ablação de tireoide

Os cuidados após a ablação da tireoide são simples, mas devem ser seguidos para conforto do paciente e aumento da taxa de eficiência do procedimento. Recomenda-se pequeno repouso que seja feito juntamente com a aplicação de compressas de água fria ou gelo, para diminuir o inchaço causado pelo procedimento.

Médico para ablação de tireoide em SP

O médico para ablação de tireoide em SP é o Dr. Antônio Rahal, médico radiologista intervencionista. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento.

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Quanto custa a ablação de tireoide por radiofrequência em São Paulo?
Por Dr. Antônio Rahal 1 de dezembro de 2025
O custo da ablação de tireoide por radiofrequência em São Paulo varia conforme o nódulo, exames e infraestrutura, sendo importante buscar avaliação personalizada.
Tratamento para nódulo na tireoide em São Paulo que não deixa cicatriz
Por Dr. Antônio Rahal 1 de dezembro de 2025
A ablação por radiofrequência é o tratamento para nódulo na tireoide em São Paulo que não deixa cicatriz, pois é minimamente invasivo, feito com anestesia local e sem necessidade de corte cirúrgico.
Recuperação após ablação de tireoide por radiofrequência: o que esperar?
Por Dr. Antônio Rahal 1 de dezembro de 2025
A recuperação após ablação de tireoide por radiofrequência é rápida, com pouco desconforto e retorno às atividades em pouco tempo, seguindo orientação do especialista.
A ablação de tireoide por radiofrequência elimina a necessidade de reposição hormonal
Por Dr. Antônio Rahal 7 de novembro de 2025
Sim, e grande parte dos casos, a ablação de tireoide por radiofrequência elimina a necessidade de reposição hormonal, pois o procedimento preserva a glândula e mantém sua função normal. Apenas raramente, em situações específicas, pode haver alteração discreta nos níveis hormonais.
Tratamento para nódulo na tireoide por radiofrequência em São Paulo
Por Dr. Antônio Rahal 7 de novembro de 2025
O tratamento para nódulo na tireoide por radiofrequência em São Paulo é uma opção moderna e minimamente invasiva que reduz o tamanho do nódulo sem necessidade de cirurgia. O procedimento é seguro, eficaz e preserva a função da glândula tireoidiana.
Tratamento para nódulo tireoidiano benigno sem cirurgia em São Paulo
Por Dr. Antônio Rahal 7 de novembro de 2025
O principal tratamento para nódulo tireoidiano benigno sem cirurgia é a ablação por radiofrequência, uma técnica moderna e minimamente invasiva disponível em São Paulo, que reduz o tamanho do nódulo sem necessidade de cortes ou internação hospitalar.
Ablação de tireoide por radiofrequência pode ser feita em casos suspeitos de malignidade?
Por Dr. Antônio Rahal 27 de outubro de 2025
A ablação de tireoide por radiofrequência só deve ser feita em nódulos benignos, após confirmação por punção aspirativa e avaliação médica especializada, indicando o tratamento.
Ablação de tireoide por radiofrequência em SP pode causar hipertireoidismo
Por Dr. Antônio Rahal 27 de outubro de 2025
A ablação de tireoide por radiofrequência em SP não causa hipertireoidismo quando é feita de forma correta por um especialista experiente como o Dr. Antônio Rahal.
Quanto tempo depois posso fazer nova ablação de tireoide por radiofrequência se o nódulo não reduzir
Por Dr. Antônio Rahal 27 de outubro de 2025
A nova ablação de tireoide pode ser feita após cerca de 6 meses, conforme a cicatrização do tecido e a avaliação médica dos resultados do primeiro procedimento.
Por que a biópsia é indispensável antes da ablação de tireoide
Por Dr. Antônio Rahal 29 de setembro de 2025
Sim, é necessário realizar biópsia antes da ablação de tireoide por radiofrequência. O exame garante que o nódulo é benigno, confirmando a segurança do procedimento e evitando riscos desnecessários ao paciente.