Dr. Antônio Rahal - Médico radiologista especializado em tireoide

24 de agosto de 2022

Qual o médico para ablação de tireoide?

Médico para ablação de tireoide

O médico para ablação de tireoide é o radiologista intervencionista e cirurgião de cabeça e pescoço que é responsável pela avaliação do caso e indicação da melhor forma de tratamento. O Dr. Antônio Rahal é o médico especializado nesse tipo de procedimento e visa o bem estar e a melhoria da qualidade de vida do paciente. 

Os nódulos de tireoides são bem comuns e costumam ser palpáveis em cerca de 5% da população. Normalmente são causados por questões genéticas e baixa imunidade.


Apesar de acometer grande parte das pessoas, podem ser preocupantes quando apresentam alterações em sua função e provocam sintomas como dificuldade para respirar e rouquidão. 


Para solucionar esse problema, a ablação de tireoide é um procedimento altamente recomendável, por ser um tratamento minimamente invasivo e indicado para os casos onde não há malignidade. 

Quando é indicada a realização da ablação de tireoide?

Quando é indicada a realização da ablação de tireoide

A realização da ablação de tireoide é indicada apenas para os nódulos benignos e nos casos em que o paciente apresente.


  • Dores na região do pescoço;
  • Dificuldade para engolir;
  • Inchaço no pescoço ou nódulo visível e palpável;
  • Alterações na voz, incluindo rouquidão.


Caso o paciente desenvolva um ou mais dos sintomas destacados, é essencial que busque por um médico especialista para que uma avaliação seja feita. 

Qual médico procurar para fazer ablação de tireoide?

Qual médico procurar para fazer ablação de tireoide

O médico que faz a ablação de tireoide é o radiologista intervencionista e o cirurgião de cabeça e pescoço, que está apto para o tratamento de diversos tipos de tumores benignos e malignos.


Este profissional é responsável por analisar de forma criteriosa cada caso e indicar o tratamento ideal, visando a segurança e o melhor resultado.


Por possuir profundo conhecimento nessa região, o médico radiologista intervencionista está preparado para esse tipo de procedimento e as possíveis intercorrências que possam surgir. 


Como é feito o tratamento com a ablação de tireoide?

Como é feito o tratamento com a ablação de tireoide

O tratamento com a ablação de tireoide é feito pela radiofrequência, isto é, o médico intervencionista utiliza um ultrassom para localizar a região que será tratada por meio de uma agulha que gera o calor necessário para a destruição dos nódulos.


Normalmente o procedimento leva em torno de 1 hora, isso depende do número de lesões e do tamanho de cada uma delas. 


Após um pequeno tempo de observação, o paciente recebe alta e volta para casa sem cicatrizes, apenas com a realização de um pequeno curativo no local. 


A recuperação é rápida e as atividades rotineiras podem ser retomadas com 48 horas após o tratamento.

Médico que realiza ablação de tireoide 

Para agendar uma consulta com o Dr. Antônio Rahal, radiologista intervencionista especialista em ablação de tireoide em São Paulo, basta entrar em contato pelo WhatsApp.

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Quanto custa a ablação de tireoide por radiofrequência em São Paulo?
Por Dr. Antônio Rahal 1 de dezembro de 2025
O custo da ablação de tireoide por radiofrequência em São Paulo varia conforme o nódulo, exames e infraestrutura, sendo importante buscar avaliação personalizada.
Tratamento para nódulo na tireoide em São Paulo que não deixa cicatriz
Por Dr. Antônio Rahal 1 de dezembro de 2025
A ablação por radiofrequência é o tratamento para nódulo na tireoide em São Paulo que não deixa cicatriz, pois é minimamente invasivo, feito com anestesia local e sem necessidade de corte cirúrgico.
Recuperação após ablação de tireoide por radiofrequência: o que esperar?
Por Dr. Antônio Rahal 1 de dezembro de 2025
A recuperação após ablação de tireoide por radiofrequência é rápida, com pouco desconforto e retorno às atividades em pouco tempo, seguindo orientação do especialista.
A ablação de tireoide por radiofrequência elimina a necessidade de reposição hormonal
Por Dr. Antônio Rahal 7 de novembro de 2025
Sim, e grande parte dos casos, a ablação de tireoide por radiofrequência elimina a necessidade de reposição hormonal, pois o procedimento preserva a glândula e mantém sua função normal. Apenas raramente, em situações específicas, pode haver alteração discreta nos níveis hormonais.
Tratamento para nódulo na tireoide por radiofrequência em São Paulo
Por Dr. Antônio Rahal 7 de novembro de 2025
O tratamento para nódulo na tireoide por radiofrequência em São Paulo é uma opção moderna e minimamente invasiva que reduz o tamanho do nódulo sem necessidade de cirurgia. O procedimento é seguro, eficaz e preserva a função da glândula tireoidiana.
Tratamento para nódulo tireoidiano benigno sem cirurgia em São Paulo
Por Dr. Antônio Rahal 7 de novembro de 2025
O principal tratamento para nódulo tireoidiano benigno sem cirurgia é a ablação por radiofrequência, uma técnica moderna e minimamente invasiva disponível em São Paulo, que reduz o tamanho do nódulo sem necessidade de cortes ou internação hospitalar.
Ablação de tireoide por radiofrequência pode ser feita em casos suspeitos de malignidade?
Por Dr. Antônio Rahal 27 de outubro de 2025
A ablação de tireoide por radiofrequência só deve ser feita em nódulos benignos, após confirmação por punção aspirativa e avaliação médica especializada, indicando o tratamento.
Ablação de tireoide por radiofrequência em SP pode causar hipertireoidismo
Por Dr. Antônio Rahal 27 de outubro de 2025
A ablação de tireoide por radiofrequência em SP não causa hipertireoidismo quando é feita de forma correta por um especialista experiente como o Dr. Antônio Rahal.
Quanto tempo depois posso fazer nova ablação de tireoide por radiofrequência se o nódulo não reduzir
Por Dr. Antônio Rahal 27 de outubro de 2025
A nova ablação de tireoide pode ser feita após cerca de 6 meses, conforme a cicatrização do tecido e a avaliação médica dos resultados do primeiro procedimento.
Por que a biópsia é indispensável antes da ablação de tireoide
Por Dr. Antônio Rahal 29 de setembro de 2025
Sim, é necessário realizar biópsia antes da ablação de tireoide por radiofrequência. O exame garante que o nódulo é benigno, confirmando a segurança do procedimento e evitando riscos desnecessários ao paciente.