Dr. Antônio Rahal - Médico radiologista especializado em tireoide

5 de dezembro de 2022

Qual o tempo de recuperação da ablação de tireoide?

tempo de recuperação da ablação de tireoide

O tempo de recuperação da ablação de tireoide é de cerca de 24 horas a 72 horas. O procedimento é feito com uma técnica minimamente invasiva que não necessita de cortes, por isso, não demanda muito tempo para o restabelecimento do paciente. Na maioria dos casos, os pacientes já podem retornar às suas atividades normais (sem grandes esforços) dentro do tempo informado.

A ablação da tireoide é um procedimento seguro para tratar nódulos tireoidianos, especialmente aqueles com menos de 1 centímetro de diâmetro, realizado com pequenas agulhas geradoras de calor colocadas sob a orientação de um sistema de ultrassom para maior precisão. Os especialistas o direcionam para várias partes do nódulo, fazendo com que fique necrótico, para que o mesmo seja diminuído de forma gradativa até que possa ser absorvido pelo organismo. 


O procedimento pode ser realizado em centro cirúrgico ou mesmo em ambiente laboratorial. Devido a sua mínima invasão o paciente recebe o curativo e não precisa de sutura.

Quais os cuidados após a ablação de tireoide?

cuidados após a ablação de tireoide

Após a ablação de tireoide os cuidados são repouso junto ao uso de compressas de água fria ou gelo, para a diminuição do inchaço provocado pelo procedimento. No entanto, o repouso não deve ser feito de forma severa, o paciente deve andar pela casa, se comunicar normalmente e fazer pausas de descanso.


Recomenda-se também evitar a ingestão de alimentos muito duros que dificultam a deglutição. Manter-se hidratado e ter uma boa alimentação rica em legumes, frutas e verduras é outro cuidado essencial para os pacientes submetidos ao procedimento.


Os cuidados ajudam em uma recuperação mais confortável para o paciente.

Médico para ablação de tireoide

O médico para ablação de tireoide em São Paulo e região é o Dr. Antônio Rahal, radiologista intervencionista. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento.

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Quanto custa a ablação de tireoide por radiofrequência em São Paulo?
Por Dr. Antônio Rahal 1 de dezembro de 2025
O custo da ablação de tireoide por radiofrequência em São Paulo varia conforme o nódulo, exames e infraestrutura, sendo importante buscar avaliação personalizada.
Tratamento para nódulo na tireoide em São Paulo que não deixa cicatriz
Por Dr. Antônio Rahal 1 de dezembro de 2025
A ablação por radiofrequência é o tratamento para nódulo na tireoide em São Paulo que não deixa cicatriz, pois é minimamente invasivo, feito com anestesia local e sem necessidade de corte cirúrgico.
Recuperação após ablação de tireoide por radiofrequência: o que esperar?
Por Dr. Antônio Rahal 1 de dezembro de 2025
A recuperação após ablação de tireoide por radiofrequência é rápida, com pouco desconforto e retorno às atividades em pouco tempo, seguindo orientação do especialista.
A ablação de tireoide por radiofrequência elimina a necessidade de reposição hormonal
Por Dr. Antônio Rahal 7 de novembro de 2025
Sim, e grande parte dos casos, a ablação de tireoide por radiofrequência elimina a necessidade de reposição hormonal, pois o procedimento preserva a glândula e mantém sua função normal. Apenas raramente, em situações específicas, pode haver alteração discreta nos níveis hormonais.
Tratamento para nódulo na tireoide por radiofrequência em São Paulo
Por Dr. Antônio Rahal 7 de novembro de 2025
O tratamento para nódulo na tireoide por radiofrequência em São Paulo é uma opção moderna e minimamente invasiva que reduz o tamanho do nódulo sem necessidade de cirurgia. O procedimento é seguro, eficaz e preserva a função da glândula tireoidiana.
Tratamento para nódulo tireoidiano benigno sem cirurgia em São Paulo
Por Dr. Antônio Rahal 7 de novembro de 2025
O principal tratamento para nódulo tireoidiano benigno sem cirurgia é a ablação por radiofrequência, uma técnica moderna e minimamente invasiva disponível em São Paulo, que reduz o tamanho do nódulo sem necessidade de cortes ou internação hospitalar.
Ablação de tireoide por radiofrequência pode ser feita em casos suspeitos de malignidade?
Por Dr. Antônio Rahal 27 de outubro de 2025
A ablação de tireoide por radiofrequência só deve ser feita em nódulos benignos, após confirmação por punção aspirativa e avaliação médica especializada, indicando o tratamento.
Ablação de tireoide por radiofrequência em SP pode causar hipertireoidismo
Por Dr. Antônio Rahal 27 de outubro de 2025
A ablação de tireoide por radiofrequência em SP não causa hipertireoidismo quando é feita de forma correta por um especialista experiente como o Dr. Antônio Rahal.
Quanto tempo depois posso fazer nova ablação de tireoide por radiofrequência se o nódulo não reduzir
Por Dr. Antônio Rahal 27 de outubro de 2025
A nova ablação de tireoide pode ser feita após cerca de 6 meses, conforme a cicatrização do tecido e a avaliação médica dos resultados do primeiro procedimento.
Por que a biópsia é indispensável antes da ablação de tireoide
Por Dr. Antônio Rahal 29 de setembro de 2025
Sim, é necessário realizar biópsia antes da ablação de tireoide por radiofrequência. O exame garante que o nódulo é benigno, confirmando a segurança do procedimento e evitando riscos desnecessários ao paciente.