Dr. Antônio Rahal - Médico radiologista especializado em tireoide

24 de agosto de 2022

Quando a ablação de tireoide é indicada?

Quando a ablação de tireoide é indicada

A ablação de tireoide é indicada nos casos de nódulos benignos, quando estão prejudicando o bem estar do paciente, causando compressão cervical, dificuldades na respiração, entre outros incômodos.

A ablação de tireoide é uma alternativa bem menos agressiva recomendada aos pacientes que não desejam passar pela cirurgia tradicional para a solução do problema.


É um procedimento realizado no casos de nódulos benignos que estejam interferindo na qualidade de vida e bem estar do paciente e consiste em uma técnica sem cortes e cicatrizes.


Para a realização deste procedimento, não é necessário internação hospitalar e a função da glândula é preservada, apresentando menor risco de lesão nos nervos. 

Para quem é indicada a ablação de tireoide?

Para quem é indicada a ablação de tireoide

A ablação de tireoide é indicada para quem deseja uma opção menos invasiva para o tratamento dos nódulos benignos da tireoide, especialmente quando eles estão interferindo na saúde, causando compressão na cervical, dificuldade na respiração e outros incômodos. 


É fundamental destacar que este procedimento só pode ser realizado em casos de nódulos benignos e somente com recomendação médica. 


Quando o paciente possui um nódulo benigno que está provocando deformidade estética, abaulamento no pescoço, tosse e dificuldade de deglutição, a ablação de tireoide é a alternativa à cirurgia convencional, sendo menos agressiva e praticamente indolor. 

Como é feito o procedimento de ablação de tireoide?

Como é feito o procedimento de ablação de tireoide?

O procedimento de ablação de tireoide é simples e pouco dolorido. Consiste na ligação de uma agulha em um aparelho específico, que é responsável por guiar o médico até a origem do problema.


A agulha gera o calor necessário para resultar no encolhimento do nódulo, o qual é absorvido pelo organismo de maneira espontânea. Esse encolhimento é progressivo, podendo reduzir entre 80% a 90% do tamanho do nódulo em até 1 ano de tratamento. 


A ablação de tireoide não requer muitos preparativos prévios, além de um jejum de 6 horas e não é necessária a internação hospitalar. 


A anestesia aplicada é local ou por meio de sedação leve, e o paciente é liberado após a finalização, podendo retornar às atividades rotineiras em poucos dias. 

Como é a recuperação após a ablação de tireoide?

Como é a recuperação após a ablação de tireoide?

A recuperação após a ablação de tireoide é rápida e tranquila. O procedimento pode deixar um leve edema na região cervical e, por esse motivo, é indicado que o paciente realize compressas de gelo nos primeiros dias. 


A ablação de tireoide não deixa cicatrizes e preserva a função da glândula, sem precisar da administração de medicamentos.  Após 2 ou 3 dias, já é possível retornar às atividades rotineiras.


É fundamental fazer o acompanhamento com o médico especialista e seguir todas as orientações dele, bem como realizar mais sessões se forem necessárias. 

Especialista em ablação de tireoide

O médico especialista em ablação de tireoide que atende na cidade de São Paulo é o Dr. Antônio Rahal, radiologista intervencionista.

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Nódulo benigno na tireoide: Posso tratar com RFA em São Paulo
Por Dr. Antônio Rahal 3 de fevereiro de 2026
Sim, um nódulo benigno na tireoide pode ser tratado com RFA em São Paulo quando a benignidade está bem confirmada e o nódulo causa sintomas, cresce com o tempo ou gera incômodo estético.
Ablação de tireoide para idosos em São Paulo: É seguro fazer?
Por Dr. Antônio Rahal 3 de fevereiro de 2026
A ablação de tireoide para idosos em São Paulo pode ser segura quando bem indicada e planejada, com avaliação clínica completa, confirmação do tipo de nódulo e realização por equipe experiente em procedimentos guiados por imagem.
Ablação de tireoide por RFA em São Paulo: Quando é indicada?
Por Dr. Antônio Rahal 3 de fevereiro de 2026
A ablação de tireoide por RFA em São Paulo é indicada principalmente para tratar nódulos benignos que causam sintomas, crescem com o tempo ou geram incômodo estético, quando há confirmação diagnóstica e avaliação adequada.
Ablação de tireoide em SP: Clínicas confiáveis e como escolher o médico certo
Por Dr. Antônio Rahal 2 de janeiro de 2026
Para fazer ablação de tireoide em SP com segurança, é essencial escolher clínicas confiáveis, com estrutura adequada e médico experiente em procedimentos minimamente invasivos.
Ablação de nódulo tireoidiano benigno em SP: Quando vale a pena evitar cirurgia?
Por Dr. Antônio Rahal 2 de janeiro de 2026
A ablação de nódulo tireoidiano benigno em São Paulo vale a pena quando o nódulo causa sintomas ou incômodo estético e o paciente deseja evitar cirurgia, cicatriz e retirada da tireoide.
Nódulo benigno na tireoide posso tratar com RFA em São Paulo
Por Dr. Antônio Rahal 12 de dezembro de 2025
Sim, o nódulo benigno na tireoide pode ser tratado com RFA em São Paulo quando há sintomas, crescimento progressivo ou incômodo estético, desde que a benignidade esteja confirmada.
Quanto custa a ablação de tireoide por radiofrequência em São Paulo?
Por Dr. Antônio Rahal 1 de dezembro de 2025
O custo da ablação de tireoide por radiofrequência em São Paulo varia conforme o nódulo, exames e infraestrutura, sendo importante buscar avaliação personalizada.
Tratamento para nódulo na tireoide em São Paulo que não deixa cicatriz
Por Dr. Antônio Rahal 1 de dezembro de 2025
A ablação por radiofrequência é o tratamento para nódulo na tireoide em São Paulo que não deixa cicatriz, pois é minimamente invasivo, feito com anestesia local e sem necessidade de corte cirúrgico.
Recuperação após ablação de tireoide por radiofrequência: o que esperar?
Por Dr. Antônio Rahal 1 de dezembro de 2025
A recuperação após ablação de tireoide por radiofrequência é rápida, com pouco desconforto e retorno às atividades em pouco tempo, seguindo orientação do especialista.
A ablação de tireoide por radiofrequência elimina a necessidade de reposição hormonal
Por Dr. Antônio Rahal 7 de novembro de 2025
Sim, e grande parte dos casos, a ablação de tireoide por radiofrequência elimina a necessidade de reposição hormonal, pois o procedimento preserva a glândula e mantém sua função normal. Apenas raramente, em situações específicas, pode haver alteração discreta nos níveis hormonais.